| Patrus Ananias |
“Guimarães Rosa, Carlos Drummond de Andrade, Pedro Nava... São tantos os nomes que nos fazem pensar na contribuição de Minas e de Belo Horizonte à literatura brasileira e mundial”
BH: cenário e personagem

Certa vez recebi, como prefeito de Belo Horizonte, a visita do escritor peruano Mario Vargas Llosa, agora Prêmio Nobel de Literatura, e tivemos uma longa e boa conversa. Certa altura, quando lhe falei que Guimarães Rosa havia estudado muitos anos em Belo Horizonte – Colégio Arnaldo e Faculdade de Medicina da UFMG –, ele se mobilizou por inteiro e perguntou-me com ênfase se ele havia estudado e nascido aqui. Expliquei que estudou e viveu um tempo, mas não nasceu aqui; nasceu numa pequena e simpática cidade, Cordisburgo, nome lindo, que fica a menos de 100 quilômetros de Belo Horizonte. Vargas Llosa incluía
Guimarães Rosa entre seus grandes mestres na arte de pensar e escrever.
Sabia tudo sobre ele.
Sabia tudo sobre ele.Fiquei, depois, pensando: não só Guimarães Rosa estudou e viveu em Belo Horizonte seus anos de formação. Logo de início me ocorreram dois nomes definitivos: Carlos Drummond de Andrade e Pedro Nava. Mas são tantos outros que nos fazem pensar sobre a contribuição de Minas e, particularmente, de Belo Horizonte, à literatura brasileira e, no caso dos três mencionados, à literatura mundial.
Se BH embalou os sonhos de muitos jovens que mexeram fundo no imaginário e na cultura do Brasil, tornou-se também tema de importantes obras literárias. Inspirou dois noturnos: de Mário de Andrade e de Dantas Mota.
Pedro Nava deu-nos Beira Mar, em que a grande aventura belorizontina dos anos 20 do século passado recebe um título pelo avesso – as montanhas e os geraes do sertão cedem lugar ao murmúrio distante das ondas do mar. A vocação universal de Belo Horizonte espraia longe as suas fronteiras...
Pedro Nava deu-nos Beira Mar, em que a grande aventura belorizontina dos anos 20 do século passado recebe um título pelo avesso – as montanhas e os geraes do sertão cedem lugar ao murmúrio distante das ondas do mar. A vocação universal de Belo Horizonte espraia longe as suas fronteiras...Pedro Nava integrou, em Belo Horizonte, o grupo esplêndido que reunia Carlos Drummond de Andrade,
Milton Campos, Emílio Moura, Abgar Renault, Aníbal Machado, Cyro dos Anjos.
Milton Campos, Emílio Moura, Abgar Renault, Aníbal Machado, Cyro dos Anjos.A capital mineira contribuiu dando ao Brasil grandes escritores. Veio a geração dos anos 40 e 50: Fernando Sabino, Otto Lara Rezende. Autran Dourado, que tem a obra impregnada de Minas, fez em BH o curso de Direito na UFMG. Murilo Rubião, do inesquecível O ex-mágico, deixou sua marca na cultura de Belo Horizonte e de Minas, compondo um legado no qual se destaca o Suplemento Literário.
Os anos nos trazem Benito Barreto, com sua admirável tetralogia Os Guaianãs. Lembremos de Oswaldo França Júnior e Roberto Drummond, este último uma espécie de cronista enamorado da cidade. Rui Mourão apresenta-se com uma obra singular e instigante, culta. Bartolomeu Campos de Queirós integra os superiores padrões de convivência, prosa e poesia, ficção e memória, compondo literatura para todos os tempos e idades. E surge Jaime Gouvea do Prado, com um romance inquietante sobre o altar das montanhas de Minas. Carlos Herculano Lopes com uma obra admiravelmente cinematográfica. Tem ainda os sertanejos, que voltaram às fontes e às raízes, como Luiz Vilela, em Ituiutaba, e Drummond Amorim em Bocaiúva. Eles muito aprenderam com “a alma encantadora das ruas” de Belo Horizonte. E como olvidar Sérgio Sant’Ana, e Alcione Araújo com o seu denso romance Nem mesmo todo o oceano?
Poderia citar tantos mais. De antemão já peço desculpas. O limite do espaço abriga omissões. Mas é apenas para exemplificar a importância da literatura na história de Belo Horizonte. E o que vale para a literatura vale para as demais artes, vale para a filosofia, para o direito, para a história, para a ciência política. Belo Horizonte tem a marca da cultura e da inquietação do pensamento aberto e libertário.
Publicado Revista Encontro











