domingo, 16 de janeiro de 2011

Ministros de Dilma aderem ao Twitter

Ministros de Dilma aderem ao TwitterDos 37 ministros de Dilma, 14 têm perfis no Twitter. Muitos publicam mensagens com a frequência de adolescentes viciados em redes sociais, mantendo contato com internautas

Publicação: 16/01/2011 07:54 Atualização: 16/01/2011 08:26
Eles fotografam, escrevem, publicam, comentam e divulgam informações repassadas por terceiros. Não, não são jornalistas. Tampouco adolescentes viciados em redes sociais da internet. São os ministros do governo Dilma Rousseff. Para a alegria dos tuiteiros e desespero das assessorias de imprensa, Alexandre Padilha, titular da Saúde, e Paulo Bernardo, agora à frente da pasta das Comunicações, usam e abusam do microblog. Dos 37 ministros de Dilma, 14 têm perfil no Twitter, mas os dois são os campeões de utilização da ferramenta. Padilha tem mais de 10 mil seguidores e Bernardo, mais de 11 mil. O campeão do ranking da audiência é o ministro de Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercandante, com mais de 50 mil, mas o petista tem estilo virtual menos vibrante.

Das reuniões com a presidente, passando pelo resultado do futebol e passeios na praia, tudo é notícia nas contas do Twitter de Padilha e de Bernardo. No clube dos ''sem intermediários'', o ministro da Saúde foi questionado por um dos seus seguidores sobre o teste do laço para diagnóstico de dengue. Já o ministro das Comunicações leu e retuitou uma reclamação sobre uma marca de celular.


Na comitiva de Dilma que foi conferir a tragédia na Região Serrana do Rio de Janeiro, o ministro da Saúde se superou e bateu todo o noticiário on-line. Munido de seu smartphone e com muita disposição, Padilha postou fotos aéreas do cenário do desastre, mostrou como enfrentou a lama e ainda registrou a presença de outros ministros na visita da presidente ao estado fluminense. Além da ''cobertura'' fotográfica, o ministro da Saúde tuitou sem parar durante a passagem da comitiva ministerial.

Para acompanhar a empolgação de Padilha com a ferramenta, gestores regionais também começam a criar perfis na rede social. Na semana passada, a Secretaria de Saúde Indígena (Sesai) entrou para o Twitter. Como a sigla já era usada por outro internauta, funcionário do ministério, a secretaria criou o ''sesai'', utilizando a numeração do PT para homenagear a sigla de Padilha. Rápido, para evitar polêmicas sobre a utilização partidária da máquina do governo, o ministro orientou o novato: ''Tira o 13, deixa só 1, então, é melhor'', escreveu.

Provocações

Bem-humorado, o ministro também usa o perfil para provocar companheiros e adversários. Almoçando com o senador eleito Lindberg Farias (PT-RJ) em um restaurante luxuoso do Leblon, no Rio de Janeiro, Padilha fotografou o colega de partido e tuitou: ''Como diria Darcy Ribeiro, Senado é o céu sem precisar morrer. Senador Lindberg já ganha até babador'', publicando a foto do petista com o adereço que levava seu nome. Nem o tucano José Serra passou ileso aos dedos rápidos do ministro. Respondendo a seguidor que destacou a emoção de Padilha ao ocupar a cadeira de seu ''inspirador'', o petista respondeu com uma grande gargalhada.

Mas, em matéria de provocação, Paulo Bernardo supera Padilha. O episódio em que o cartão bancário do ministro da Saúde falhou é constantemente lembrado pelo paranaense. O ministro das Comunicações tem o hábito de dar bom-dia às pessoas que o cumprimentam pela rede social. Os fins de semana em praias paraenses são tuitados e devidamente fotografados. Por meio da rede social, o ministro contou que teve uma miniaudiência com um garçom que reclamou do preço que pagava pela assinatura de internet a rádio e ouviu do cidadão sugestões para melhorar o serviço. Internautas também mandam relatórios sobre a utilização da rede elétrica para transmitir a internet banda larga.

Tuitadas ministeriais

''Como diria Darcy Ribeiro, o Senado é o céu sem precisar morrer. Senador Lindberg já ganha até babador personalizado''

''Na ''marinete'' dos ministros, fomos salvos pelas barrinhas de cereais do advogado-geral da Uniao!!!''

''Derramei um taça d'água na camisa do @Paulo_Bernardo. Serei responsável pelo atraso do futuro ministro das Comunicações na revista pré-marinete''

Alexandre Padilha, ministro da Saúde (@padilhando)
*Van que levou os ministros para a cerimônia de posse de Dilma Rousseff

***

''Meu amigo garçom relatou que a família vive no Nordeste e paga R$ 40 por mês pelo serviço de internet a rádio. Ele sabe bastante sobre o tema''

''Desencaminhado por @gleisi, estou tomando uma cervejinha por aqui. Servidos? Dá licença!''

Paulo Bernardo, ministro das Comunicações (@Paulo_Bernardo)

Ministros "sociais"

Alexandre Padilha - Saúde
Paulo Bernardo - Comunicações
Aloizio Mercadante - Ciência e Tecnologia
Fernando Pimentel - Desenvolvimento Econômico
Edison Lobão - Minas e Energia
Moreira Franco - Assuntos Estratégicos
Mário Negromonte - Cidades
Ideli Salvatti - Pesca
Leônidas Cristino - Portos
Ana de Hollanda - Cultura
Garibaldi Alves - Previdência
Helena Chagas - Secretaria de Comunicação Social
José Eduardo Cardozo - Justiça
Iriny Lopes - Mulheres

Nenhum comentário:

Postar um comentário