domingo, 9 de janeiro de 2011

Wenceslau Braz


Wenceslau Braz

Wenceslau Braz Pereira Gomes

Cronologia
Nasceu: 26 de fevereiro de 1868
Faleceu: 15 de maio de 1966
Filiação: Francisco Braz Pereira Gomes eIsabel Pereira dos Santos
Natural de Itajubá/MG

Formação
Bacharel em Direito - 1890
AtividadesPromotor de justiça em Jacuí e Monte Santo de Minas.
Deputado Estadual no período de 1891-1895, reeleito para os períodos -1895-1898, 1903-1908.
Secretário de Estado do Interior no governo de Silviano Brandão.
Presidente do Estado de Minas Gerais - 1909-1910.
Vice-Presidente da República - 1910-1914.
Presidente da República - 1914-1918.
Trajetória de Vida Seus estudos foram realizados no Seminário Episcopal de São Paulo, Colégio Moretzon e na tradicional Faculdade de Direito de São Paulo. Iniciou sua carreira profissional como advogado promotor. Sua carreira política teve início em Monte Sião, onde foi vereador, presidente da Câmara Municipal e prefeito. Devido suas atuações, tornou-se líder político da região junto com Silviano Brandão e Júlio Bueno Brandão.

A partir de suas atividades políticas em Monte Sião, ganhou projeção no cenário político estadual e, depois, no nacional, ocupando os cargos de deputado estadual, federal, secretário de Estado, Presidente de Estado e Presidente da República.

As ações que mais se destacaram
Criou mais de setenta e oito grupos escolares e oito escolas isoladas.
Constituiu cooperativas agrícolas, incrementou a agricultura, conseguindo bons índices para a exportação dos produtos brasileiros.
Sancionou a lei do código civil de 1916.
Em 26 de outubro de 1917, assinou a declaração de guerra à Alemanha em decorrência do afundamento de vários navios brasileiros por submarinos alemães.

"Decreto nº 3.361, de 26 de outubro de 1917.
O Presidente da República dos Estados Unidos do Brasil:
Faço saber que o Congresso Nacional decretou e eu sanciono a seguinte Resolução:
Artigo Único - Fica reconhecido e proclamado o Estado de Guerra iniciado pelo Império Alemão contra o Brasil e autorizado o Presidente da República a adotar as providências constantes da Mensagem de 25 de outubro corrente e tomar todas as medidas de defesa nacional e segurança pública que julgar necessárias, abrindo os créditos precisos e realizando as operações de crédito que forem convenientes para esse fim, revogadas as disposições em contrário.
Rio de Janeiro, 26 de outubro de 1917.
Wenceslau Braz P. Gomes "

Após seu mandato de Presidente da República afastou-se da vida política, indo residir em Itajubá. "Viveu uma vida metódica e tranqüila, rotina de pescarias, missas diárias na igreja católica e convívio com os filhos, o que lhe valeu a alcunha de "O solitário de Itajubá" (Oíliam José)

Foi casado com Maria Carneiro Pereira Gomes com quem teve sete filhos: José Braz , Odete Braz Carvalho, Francisco Wenceslau, João Braz, Mário Braz, Maria Isabel e Maria de Lourdes Braz Scarpa.

Homenagem
Em justa homenagem, seu nome foi dado:
São Caetano da Vargem Grande, pela lei nº 843, de 7 de setembro, ganhou o nome de Brazópolis -1923
O município de Bicas do Meio, no Sul de Minas, passa a se chamar Wenceslau Braz -1964
Museu Municipal Wenceslau Braz. Em Itajubá, foi organizado um Museu que tem em seu acervo objetos e documentos relativos a sua vida e trajetória política.

Nenhum comentário:

Postar um comentário